top of page

Buracos Negros & Quasares

Buracos negros são objetos intrigantes. Eles foram imaginados antes de serem observados. Isso é uma exceção no universo da ciência. O nome adotado para eles tem uma poesia desafiadora . Buracos negros. Os buracos negros são uma conseqüência do desenvolvimento de conceitos ligados à Teoria da Relatividade Geral. São objetos tão massivos que seu campo gravitacional atrai não apenas toda a matéria a sua volta, mas também toda a radiação eletromagnética. Nenhuma luz consegue escapar de um buraco negro.

Quasares são objetos intrigantes. Seu nome é a abreviatura em inglês de “fonte de radio quase estelar” (QUAsi-StellAR radio source). São fontes de energia eletromagnética do tamanho de estrelas (relativamente pequenas quando comparadas com galáxias) extremamente intensas. Os quasares são as fontes de luz mais intensas do universo. A energia necessária para essa emissão tão intensa só pode ser obtida com a colaboração de um buraco negro próximo. O quasar intercepta o fluxo de matéria para o buraco negro, a transforma em energia e a emite.

Black Hole dark.png
Black Hole Light.png.jpg.png

A proximidade e o paradoxo entre os buracos negros e quasares inquietou Lygia Eluf, a ponto de tirar-lhe o sono quando desafiada a expressar conceitos tão abstratos. Como representar essa contradição entre objetos tão similares e tão interdependentes?

A solução mostrada nessa exposição vai muito além de conceitos científicos. A forma com simetria circular parece querer saltar das gravuras buscando ganhar uma dimensão e tornar-se esférica. A cor usada com contenção traduz a angústia da luz que está condenada a não atravessar a fronteira. O contraste entre a míngua do buraco negro e a abundância do quasar.

Neste trabalho Lygia Eluf (com a ajuda de seu Mestre espiritual Trigueirinho) consegue atravessar a limitação imposta naturalmente pelas fronteiras dos seus buracos negros. Ela propõe Imagens que nos tocam e nos fazem pensar muito além da vã relatividade...
 

Leandro Tessler

bottom of page